WhatsApp Image 2020-04-10 at 9.54.41 PM.

REDE
INTERNACIONAL DE
AÇÕES COLETIVAS DE UNIVERSIDADES

Cartaz_Divulgação_(atualizado_com_o_si

NOSSA 
HISTÓRIA

       Essa rede surgiu em 2020 no início da pandemia de covid-19 na condição de 40tenados, propusemos que todos tomem consciência daquilo que os rodeia (neste espaço agora bastante delimitado), sob a perspectiva da quarentena.

     Que objetos vimos agora que não víamos antes, quais novas perspectivas são descobertas, construídas, a partir da nova condição de habitação e restrição na casa? O cartaz ao lado marca a história inicial dessa rede. A partir desse olhar que propomos as ações dessa rede com professores de Universidades brasileiras, em sua maioria públicas, e Universidades da América Latina. 

      O nome da Rede RIA 40tena surgiu na reunião inicial em que se pensou na sigla da REDE INTERINSTITUCIONAL DE AÇÕES COLETIVAS como RIA. A partir desse olhar propusemos as ações dessa rede com professores de Universidades brasileiras, em sua maioria públicas, e Universidades da América Latina.Em 2021 com a entrada de novos professores, agora também de Universidades da Europa, a rede passou a chamar-se REDE INTERNACIONAL DE AÇÔES COLETIVAS.

  Atualmente somos 33 professores de cerca de 20 Universidades.

 

   A princípio a proposta da rede em 2020 era ter ações periódicas que ocorreriam a cada semana ou quinzena e ter ações de demanda contínua durante toda a quarentena. Mas a quarentena foi além do esperado. E em 2021 a rede adquiriu um novo formato devido a mudança no trabalho dos professores online em todas as Universidades. A rede passou a ser um espaço de troca e de projetos de extensão coletivos e possiveis pesquisas. As ações dede o incio foram abertas a alunos de qualquer Universidade e a pessoas da comunidade do Brasil e do mundo que quisessem participar.

    A RIA 40tena é isso. Rir é uma forma de olhar em tempos de quarentena. Essa é a ideia do momento: pensar nas potências de pequenas ações. Ações que conectam as pessoas, as ideias, potencializam a vida!

   Convidamos todos a participarem conosco dessa rede!