REDE
INTERNACIONAL DE
AÇÕES EM EDUCAÇÃO
NOSSA
HISTÓRIA
Essa rede surgiu em 2020, no início da pandemia de covid-19. Naquela época, como 40tenados, nos propusemos a pensar sobre na condição a que estávamos submetidos e as formas de existir e trabalhar que seriam possíveis naquele contexto. O que nos uniu naquele momento extremo foi pensarmos nas potências de pequenas ações que pudessem conectar pessoas, ideias, potencializar a vida, para além de sentimento de falta e perda que atravessava a todas/os.
A Rede RIA foi uma iniciativa de professores de Universidades brasileiras como estratégia de fortalecimento das relações de pesquisa, ensino e extensão num momento de isolamento físico compulsório. A proposta da Rede surgiu da demanda de pensar ações coletivas, de forma periódica ou contínua, previstas para acontecerem durante a quarentena. As ações criadas em parceria com professores da educação básica, artistas e colaboradores foram abertas ao público interno e externo das Universidades. No entanto, a quarentena foi além do esperado e a Rede ganhou outros contornos, tornando-se um elemento de integração entre Universidades, professoras/es, estudantes e colaboradoras/es em um momento de intenso trabalho online. Esse trabalho colaborativo foi ampliado e materializou-se em publicações conjuntas, realização de eventos, entre outras atividades afins.
O nome da Rede RIA 40tena surgiu na reunião inicial em 2020 como REDE INTERINSTITUCIONAL DE AÇÕES COLETIVAS EM EDUCAÇÃO. A partir desse olhar, propusemos as ações da rede com professores de Universidades brasileiras, em sua maioria públicas, e Universidades da América Latina. Em 2021, com a entrada de novos professores, também de Universidades da Europa, a rede passou a chamar-se REDE INTERNACIONAL DE AÇÕES COLETIVAS. Finalmente, em 2022, com o fim da pandemia, a rede se consolida para além daquilo que a havia criado, a quarentena, e passa a se chamar REDE INTERNACIONAL DE AÇÕES EM EDUCAÇÃO, nome que se mantém até hoje, incluindo nesse último formato professoras/es da educação básica.
Convidamos todas/os a participarem conosco dessa rede!